O
Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em parceria com o Procon
Estadual e o Instituto de Pesos e Medidas, realizou na sexta-feira (28) uma
fiscalização no Aeroporto Internacional Aluízio Alves para identificar se as
companhias aéreas estão respeitando os direitos dos consumidores e,
notadamente, se adequaram quanto à cobrança por bagagens.
A
blitz tem caráter nacional, numa articulação do Ministério Público de Defesa do
Consumidor, Procon Estadual, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),
em virtude da nova regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
sobre a prestação de serviços por parte das companhias aéreas.
O
promotor de Justiça do Consumidor Leonardo Cartaxo explicou que um dos
objetivos do ato de fiscalização é observar se as companhias se prepararam para
prestar as informações corretas aos consumidores, treinaram seu pessoal, e
estão observando adequadamente, entre outros aspectos, as formas e valores
cobrados, dimensões e pesos permitidos, modo de divulgação das informações,
além do tempo de espera e o atendimento preferencial aos passageiros
prioritários durante o check-in.
“Este
ato público possui uma grande importância na medida em que demonstra uma grande
insatisfação por parte dos órgãos de proteção e defesa do consumidor em virtude
desta regulamentação, notadamente na parte referente à cobrança das bagagens.
Em virtude disso, contou-se com a participação do Instituto de Pesos e Medidas
para aferição extraordinária das balanças, mas estamos olhando tudo, como o
atendimento especial, tempo de espera nas filas, e, principalmente, um dos
pilares da defesa do consumidor, que é o direito à informação”, ressaltou o
representante do MPRN.
O
promotor de Justiça informou que nesse primeiro momento os órgãos de
fiscalização estão verificando se as empresas se adequaram às novas normas e os
consumidores estão sendo corretamente informados. Nos próximos dias, um
relatório será elaborado e se eventuais equívocos forem identificados, as
empresas serão notificadas para sanar as irregularidades.
No
formulário preparado para o ato nacional da sexta-feira, havia a previsão dos órgãos
de fiscalização ouvirem também por amostragem os consumidores. Como foi o caso
de Carlos Holanda, que aguardava um voo de Natal para a cidade de Fortaleza
(CE) e teve que pagar pela bagagem, mesmo com sua bolsa pesando abaixo do
permitido e também atendendo as dimensões exigidas.
“Ainda
bem que vocês estão fazendo esse trabalho, pois as empresas estão abusando.
Minha mala está toda no padrão, viajo sempre com ela, tem aproximadamente 8
quilos, mas me disseram que não entraria no avião com a bolsa. Insistiram para
eu pagar, paguei, e disseram que era por conta da roda que estava para o lado
de fora. Vocês deverão constatar, mas acho que eles não estão aplicando bem a
regulamentação”, reclamou o consumidor.
As
entidades de defesa do consumidor têm observado que as novas regras da
Resolução 400 da Anac sobre a cobrança de bagagem despachada não proporcionaram
a redução dos preços das passagens, como se esperava. As companhias também não
estão informado adequadamente os consumidores sobre os valores cobrados, nem
quanto a eventual desconto caso não disponha de mala para despachar junto à
empresa.
0 comentários:
Postar um comentário
O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:
1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG
O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:
1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.