187 mil pessoas estão "desocupadas", População desempregada no RN aumentou 20,8% em 2015

A população desempregada no Rio Grande do Norte passou de uma média de 155 mil pessoas em 2014 para 187 em 2015, um avanço de 20,8%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada ontem, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população ocupada ficou em 1,546 milhão em 2015, ante uma média de 1,498 milhão em 2014. O que representou um aumento de 3,3% em relação ao período anterior.

Com o aumento em relação ao ano anterior, o Rio Grande do Norte fechou o ano passado com uma taxa de taxa de desocupação– que inclui os desempregados e as pessoas que não procuram empregos no período – em 12,1%. O índice potiguar é o terceiro mais alto do país. O Amapá mostrou a maior taxa de desocupação, com 12,5% de pessoas desocupadas.

“O índice mostra que um número maior potiguares procurou emprego e não conseguiu uma ocupação neste período. Isso se explica por não haver aumento na quantidade de vagas abertas de trabalho. No último ano, a oferta se manteve menor que a demanda de trabalhadores”, explica José Aldemir Freire, chefe da unidade estadual do IBGE.

O fenômeno pode ser explicado pelo aumento de pessoas que ocuparam um posto de trabalho. Em 2015, a estimativa foi de 1,359 milhão de potiguares ocupados, contra 1,342 milhão de 2014. Um aumento real de 1,2%.  Ou seja, bem abaixo da taxa de desocupação no período, que fechou o ano em 12,1%.

Apesar do aumento em relação ao último trimestre de 2014, a taxa de desocupação do último trimestre do ano passado caiu 5,5% em relação ao terceiro trimestre de 2015. Até setembro passado, o Rio Grande do Norte registrava uma população de 155 mil pessoas desocupadas, contra o contingente de 187 mil de dezembro.

De acordo com Aldemir Freire, um fato que chama atenção sobre o mercado de trabalho potiguar é o relativo aumento da renda média dos empregados. Em dezembro passado, o trabalhador recebeu em média R$ 1,509 mil, o que é 11,3% maior que no mesmo período de 2014. “Mesmo em meio ao alto índice de desocupação, a renda do trabalhador apresentou aumento”, detalha.

Uma explicação para isso pode ser o aumento do contingente de servidores públicos no Rio Grande do Norte. Em 2015, o número de empregados do serviço público foi de 234 mil. Um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Soma-se a isso, de acordo com a pesquisa, com o aumento da renda média deste tipo de trabalhador, que fechou o ano passado ganhando 12,7% a mais que em 2014.

Natal terminou 2015 com uma taxa de desocupação de 11,5%. A segunda mais alta da região, ficando atrás de Salvador (BA), que fechou com 13,3%. No país, a cidade de Macapá (AP) registrou a maior taxa de desocupação com 14,6%. A renda média do trabalhador em Natal ficou em R$ 2,196 mil. Isto representa uma diferença de quase 45% em relação à média dos trabalhadores no Rio Grande do Norte.

As atividades que mais fecharam postos de trabalho em 2015 foram a indústria e trabalhos domésticos. O setor industriário terminou 8,7% menor. Ao todo, com mais de 123 mil empregados, o segmento fechou mais de 12 mil vagas no ano passado.

Em segundo lugar, com redução de 13,9%, está o serviço doméstico. O setor desempregou 14 mil pessoas em todo o ano passado.

Novojornal*


0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.