A Prática da Educação Física no Contexto Social

Artigo de Opinião dos alunos do Curso de Educação Física - PARFOR/UERN, Maria de Jesus Alves e Francisco Zivanilson Fernandes.


Compreender a relevância da prática desportiva no contexto escolar implica compreender a Educação Física não apenas como um conjunto de habilidades motoras a serem desenvolvidas, mas o movimento humano e suas implicações para o ser humano. A Educação Física deve preocupar-se em justificar a prática de qualquer atividade motora e, portanto, de qualquer movimento que envolva o corpo humano interagindo com o meio.
Logo, a Educação Física deve produzir um conhecimento organizado e comprovado que permita a qualquer pessoa mover-se de forma específica ou genérica, eficaz ou harmoniosa, otimizando todas as suas potencialidades e possibilidades.
Não se concebe mais à Educação Física restringir-se somente a execução de habilidades motoras ou reproduzir movimentos e aulas já programadas e elaboradas.
Ao contrário, o profissional deve possuir um repertório de conhecimento que o faça compreender o homem em movimento nos variados contextos em que ele se encontra, entendendo suas fases de desenvolvimento, suas necessidades, suas limitações, anseios, não se fundamentando somente na prática pela prática.
A luz destes parâmetros, nos do Curso de Educação Física realizamos uma observação na Municipal João Bernardino de Lima, em Riacho de Santana/RN com o intuito de averiguar os espaços físicos da referida instituição para a prática da Educação Física. Dada à observação constatamos que a escola disponibiliza de uma quadra poliesportiva, porém necessitando de adaptações em sua área para a realização de atividades significativas. Dentre alguns pontos observados destacamos a necessidade de uma melhor infraestrutura em seus arredores, como serviços de terraplanagem, em virtude da elevação da área, tomada de consciência por parte dos moradores vizinhos para não dispor lixo nas referidas proximidades, bem como um cuidado mais especial por parte da gestão.
Pontuando nossa análise, ressaltamos o entendimento em Piaget, que em suas teorias sobre a psicogênese das estruturas topológicas na infância, remete à valorização das primeiras experiências espaciais como fatores determinantes do desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo.  A escola deveria, diante deste entendimento, ser espaço rico em termos de estímulos para experiências espaciais, oferecendo toda uma infraestrutura compatível com o desenvolvimento global do aluno. 
Neste sentido, a carência e a precariedade de espaços e instalações para aulas, atividades recreativas, movimentos corporais, experiências estéticas, não estaria comprometendo o trabalho pedagógico e, de modo peculiar, as aulas de Educação Física?
Diante da realidade observada, podemos apontar para a questão do espaço físico e das instalações, como fatores que podem comprometer de modo significativo o trabalho pedagógico da educação física.  Numa reflexão mais ampla sobre o ensino da educação física nas escolas públicas, constatamos outros aspectos que também trazem limitações: o valor social atribuído à disciplina, a atuação do professor, a organização administrativa da escola, entre outros. Identificamos, mais uma vez, nos limites deste trabalho, a necessidade da educação física escolar refletir constantemente em torno de seus objetivos, pressupostos teóricos, limitações e possibilidades, uma vez que a sociedade em que estamos inseridos nos apresenta novos desafios.
Salientamos que, a realidade da educação no contexto atual, nos impulsiona para que novas maneiras de organização da escola sejam instituídas, e o papel da intervenção dos professores nesse processo, que como sujeitos sociais praticantes, de fato, participam ou deveriam participar também, da instituição e da consolidação de novas práticas escolares. Desse modo, também pensamos que em relação às questões que dizem respeito às condições de ensino, logo de trabalho, os docentes devem buscar mecanismos de intervenção, tanto no cotidiano, como em processos de discussões mais amplos no campo político e social.
Ao defendermos a inserção da educação física na escola, atribuímos papéis e objetivos, sejam eles voltados para melhora da qualidade de vida e saúde, para desenvolvimento motor ou para apreensão da cultura corporal. Dessa forma, há necessidade de atentarmos para a problemática das condições do trabalho docente, para que superada as deficiências estruturais (materiais, do espaço físico e de instalações com qualidade), e alcançando seus propósitos, a educação física consolide sua importância e permanência no âmbito da Educação Básica.

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