Artigo de Opinião dos alunos do Curso de Educação Física - PARFOR/UERN, Maria de Jesus Alves e Francisco Zivanilson Fernandes.
Compreender
a relevância da prática desportiva no contexto escolar implica compreender a
Educação Física não apenas como um conjunto de habilidades motoras a serem
desenvolvidas, mas o movimento humano e suas implicações para o ser humano. A
Educação Física deve preocupar-se em justificar a prática de qualquer atividade
motora e, portanto, de qualquer movimento que envolva o corpo humano
interagindo com o meio.
Logo,
a Educação Física deve produzir um conhecimento organizado e comprovado que
permita a qualquer pessoa mover-se de forma específica ou genérica, eficaz ou
harmoniosa, otimizando todas as suas potencialidades e possibilidades.
Não
se concebe mais à Educação Física restringir-se somente a execução de
habilidades motoras ou reproduzir movimentos e aulas já programadas e
elaboradas.
Ao
contrário, o profissional deve possuir um repertório de conhecimento que o faça
compreender o homem em movimento nos variados contextos em que ele se encontra,
entendendo suas fases de desenvolvimento, suas necessidades, suas limitações,
anseios, não se fundamentando somente na prática pela prática.
A
luz destes parâmetros, nos do Curso de Educação Física realizamos uma observação
na Municipal João Bernardino de Lima, em Riacho de Santana/RN com o intuito de
averiguar os espaços físicos da referida instituição para a prática da Educação
Física. Dada à observação constatamos que a escola disponibiliza de uma quadra
poliesportiva, porém necessitando de adaptações em sua área para a realização de
atividades significativas. Dentre alguns pontos observados destacamos a
necessidade de uma melhor infraestrutura em seus arredores, como serviços de
terraplanagem, em virtude da elevação da área, tomada de consciência por parte
dos moradores vizinhos para não dispor lixo nas referidas proximidades, bem
como um cuidado mais especial por parte da gestão.
Pontuando
nossa análise, ressaltamos o entendimento em Piaget, que em suas teorias sobre
a psicogênese das estruturas topológicas na infância, remete à valorização das
primeiras experiências espaciais como fatores determinantes do desenvolvimento
sensorial, motor e cognitivo. A escola
deveria, diante deste entendimento, ser espaço rico em termos de estímulos para
experiências espaciais, oferecendo toda uma infraestrutura compatível com o
desenvolvimento global do aluno.
Neste
sentido, a carência e a precariedade de espaços e instalações para aulas,
atividades recreativas, movimentos corporais, experiências estéticas, não
estaria comprometendo o trabalho pedagógico e, de modo peculiar, as aulas de
Educação Física?
Diante da realidade observada, podemos apontar para a
questão do espaço físico e das instalações, como fatores que podem comprometer
de modo significativo o trabalho pedagógico da educação física. Numa
reflexão mais ampla sobre o ensino da educação física nas escolas públicas,
constatamos outros aspectos que também trazem limitações: o valor social
atribuído à disciplina, a atuação do professor, a organização administrativa da
escola, entre outros. Identificamos, mais uma vez, nos limites deste trabalho,
a necessidade da educação física escolar refletir constantemente em torno de
seus objetivos, pressupostos teóricos, limitações e possibilidades, uma vez que
a sociedade em que estamos inseridos nos apresenta novos desafios.
Salientamos que, a realidade da educação no contexto
atual, nos impulsiona para que novas maneiras de organização da escola sejam
instituídas, e o papel da intervenção dos professores nesse processo, que como
sujeitos sociais praticantes, de fato, participam ou deveriam participar
também, da instituição e da consolidação de novas práticas escolares. Desse
modo, também pensamos que em relação às questões que dizem respeito às
condições de ensino, logo de trabalho, os docentes devem buscar mecanismos de
intervenção, tanto no cotidiano, como em processos de discussões mais amplos no
campo político e social.
Ao defendermos a inserção da educação física na escola, atribuímos papéis e objetivos, sejam eles voltados para
melhora da qualidade de vida e saúde, para desenvolvimento motor ou para
apreensão da cultura corporal. Dessa forma, há necessidade de atentarmos para a
problemática das condições do trabalho docente, para que superada as
deficiências estruturais (materiais, do espaço físico e de instalações com
qualidade), e alcançando seus propósitos, a educação física consolide sua
importância e permanência no âmbito da Educação Básica.
0 comentários:
Postar um comentário
O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:
1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG
O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:
1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.