Poupadores que não entraram na justiça poderão ser ressarcidos

Governo, bancos e entidades de defesa do consumidor estão acertando os últimos detalhes do acordo para devolução do dinheiro dos planos Bresser, Verão e Collor 1 e 2. Uma das questões discutidas é a inclusão, entre os beneficiários, de pessoas que não entraram com ação na justiça.

O acordo para o ressarcimento das perdas com os planos econômicos vai ser finalizado na segunda-feira (4). Vão ser beneficiados pelo acordo quem entrou com ação coletiva questionando a remuneração das cadernetas de poupança com os planos Bresser, Verão e Collor 1 e Collor 2.

Nesse caso, segundo a Advogacia-Geral da União (AGU), os advogados com procuração vão assinar o acordo pelos poupadores. Já quem entrou com ação individual vai ter que aderir aos termos.  O prazo para adesão ainda não foi fechado, mas pode chegar a seis meses.

Outro ponto que está sendo negociado é a ampliação do número de pessoas que poderão se beneficiar com o ressarcimento. A AGU, os bancos e órgãos de defesa do consumidor estudam a possibilidade para que poupadores que não entraram com ações na justiça também recebam a indenização. As conversas sobre a possível extensão já estão em andamento.

“É importante destacar que nós vamos consolidar ainda essa semana nessas reuniões que nós estamos ainda desenvolvendo na quarta, na quinta e na sexta-feira. Porque um ponto de partida de fato foi enfoque muito claro nas ações judiciais mas esse aspecto né da extensão dos beneficiários nós vamos cuidar nessas reuniões”, diz a advogada-geral da União Grace Mendonça.

G1*


0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.