O início da
vida escolar é um período delicado e que requer atenção especial dos pais,
afinal, a criança está prestes a iniciar uma rotina completamente nova em busca
de conhecimento e desenvolvimento. Segundo Ana Regina Caminha Braga,
psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, essa é
uma fase de adaptação, que não tem fórmula pronta, cada criança tem suas
especificidades e seu tempo de aprendizagem.
É normal que
algumas crianças aprendem rapidamente, assim como também é normal que algumas
levem um pouco mais de tempo. Porém, em certos casos, em que a criança demora
muito mais tempo para aprender sobre determinada coisa, pode ser um sinal de
problema. “Cada criança tem seu ritmo, mas existem alguns casos em que elas
demoram mais que o normal para aprender o que foi ensinado. É bom que os pais e
os professores estejam atentos, para os distúrbios de aprendizagem”, comenta.
Segundo a
psicopedagoga, existe uma grande diferença entre distúrbio de aprendizagem
e dificuldade de aprendizagem, e isso requer atenção redobrada dos pais,
responsáveis e docentes, para que essa criança possa receber o tratamento
adequado e que ajude na sua vida escolar. Para entender melhor sobre o assunto,
a especialista elenco os 5 principais distúrbios de aprendizagem.
Discalculia
– é uma desordem neurológica específica que dificulta a habilidade da
criança de compreender e manipular números, como probleminhas, aplicações e
conceitos matemáticos. Essa desordem não está relacionada com problemas na
visão ou audição, e é definida por alguns especialistas como uma inabilidade
para contextualizar os números. É importante aqui, não confundir discalculia
com acalculia, que é a perda da capacidade de calcular causada por danos
neurológicos.
Déficit de
atenção – é um transtorno neurobiológico com causas genéticas que costuma
aparecer justamente na infâncias, mas frequentemente pode acompanhar a pessoa
mesmo na vida adulta. O déficit de atenção é considerado um distúrbio de
aprendizagem, caracterizado pela incapacidade involuntária da criança em manter
atenção no que está sendo ensinado.
Hiperatividade
– muitos confundem a hiperatividade com o déficit de atenção, apesar de
uma das suas características ser a falta de atenção, já que a criança
hiperativa não consegue prender a atenção em tudo, ela também quer realizar
diversas tarefas ao mesmo tempo, não dedicando-se 100% a nenhuma delas. O
hiperativo é muito agitado e não consegue ficar parado.
Disgrafia – a
criança que apresenta esse distúrbio tem como característica uma escrita
ilegível, isso decorre que dificuldades no ato motor da escrita, alterações na
coordenação motora fina, ritmo e movimento, o que sugere um transtorno práxico
motor. A criança por encontrar essa dificuldade e em muitos casos ela vem
acompanhada da dislexia.
Dislexia – é
considerada um distúrbio genético e neurobiológico, que não tem ligação
alguma com a preguiça, falta de atenção ou má educação. O que acontece com
criança disléxica é uma desordem das informações recebidas, que acabam inibindo
o processo de entendimento das letras e interferindo na escrita. O processo de
leitura e escrita, por exemplo, exige duas funções do cérebro, e o disléxico
possui uma limitação em uma delas.
Para
finalizar, Ana Regina lembra que para todos os casos citados existem
tratamentos que ajudam a criança a desenvolver suas habilidades e minimizam o
distúrbio para que ela possa aprender da melhor maneira possível. Os pais que
suspeitarem de algum dos distúrbios, devem procurar diagnóstico e tratamento
especializado para lidar com o caso. “Essa é uma fase em que os pais devem
estar atentos, quanto mais rápido o diagnóstico for feito, melhor é para
criança. Converse com o pessoal da escola e veja como está o rendimento do seu
filho. Tirar nota baixa é normal e acontece, mas se isso persistir é importante
analisar o caso com mais cuidado, somente um especialista pode dar o
diagnóstico exato”, completa a especialista.
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