Garantir a
identificação correta dos pacientes, a fim de assegurar que o cuidado seja
prestado à pessoa para a qual se destina, evitando a possível ocorrência de
erros. Foi com essa meta que o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), por
meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), implantou desde julho do ano
passado, a utilização de pulseiras de identificação para os pacientes internos
em suas unidades assistenciais. A medida faz parte da segunda etapa do
Procedimento Operacional Padrão (POP), elaborado pelo Núcleo.
Confeccionadas
em polipropileno, na cor branca, são impermeáveis (resistentes a água, sabão,
álcool e outros materiais abrasivos), de longa durabilidade, antialérgicas e
com 29cm de comprimento, as pulseiras contêm impressas informações
imprescindíveis, como: nome completo do doente (sem abreviatura), a data de
nascimento e o número da Ficha de Internação e Alta (FIA).
Para os
pacientes que dão entrada sem identificação, são impressos: admissão (data e
hora), sexo e número da FIA.
“A segurança
do paciente é uma das ferramentas mais importantes para que se possa prestar
uma assistência de qualidade. Equívocos na identificação de um paciente podem
ocorrer desde a admissão até a alta. E é justamente para impedir que isso
aconteça que estamos implantando esta nova política, para uma maior segurança
do paciente”, explica a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pinheiro”.
Toda a
logística que compreende a utilização das pulseiras tem início ainda no setor
de internamento, no momento da chegada do paciente. Cabe às equipes registrar
as informações do paciente no sistema Salux, em seguida na pulseira e na placa
de identificação do leito. Ao final, todo o material é entregue ou ao próprio
paciente ou ao acompanhante que repassa todos os documentos ao setor de Serviço
Social.
Às equipes de
enfermagem cabem a conferência dos dados e a fixação da pulseira,
preferencialmente no braço direito do paciente. Na impossibilidade, o
profissional segue a sequência no sentido horário (punho esquerdo, tornozelo
esquerdo, tornozelo direito). A afixação ocorre no setor onde o doente será
admitido (atendimento, observação clínica, politrauma, UTIs, enfermarias,
centro cirúrgico).
Para que seja
mantida a integridade da pulseira e dos dados registrados, são feitas inspeções
diárias, verificando a legitimidade das informações e a solicitação de troca,
sempre que necessário. Sobre esse ponto a coordenadora do NSP, Amanda Carvalho,
diz que “a pulseira só pode ser retirada caso seja danificada ou esteja
causando algum desconforto ou para o paciente. Mas, mesmo neste caso, deve ser
imediatamente reposta”, alerta.
Amanda
explica ainda que a conferência dos dados acontece sempre que qualquer
profissional de saúde precisa realizar algum procedimento junto ao paciente.
“De porte do prontuário, o profissional confere as informações constantes na
pulseira e aí se certifica de que aquele é o paciente correto, o que é muito
mais seguro para todos”.
Ainda segundo
Amanda, “esse é um trabalho com o qual também precisamos contar com o apoio dos
usuários, acompanhantes, servidores e gestores. Todos devem estar comprometidos
com o cuidado centrado na segurança do paciente”, finalizou.
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