O uso do farol baixo aceso durante o dia em rodovias será obrigatório a
partir da próxima sexta-feira (8). Quem for flagrado com as luzes apagadas será
multado em R$ 85,13 e terá quatro pontos na carteira de habilitação. A lei que
estabelece a medida foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer no dia
24 de maio. A proposta teve início na Câmara dos Deputados e foi aprovada pelo Senado em abril.
O objetivo da medida é aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o
número de acidentes frontais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o uso
de faróis durante o dia permite que o veículo seja visualizado a uma distância
de 3 quilômetros por quem trafega em sentido contrário. O farol baixo não pode ser
substituído por farol de milha, farol de neblina ou farolete.
Atualmente, uma resolução de 1998 do Conselho Nacional de Trânsito
(Contran) apenas recomenda o uso do farol baixo nas rodovias durante o dia. O
uso do farol baixo durante o dia já é exigido para ônibus, ao circularem em
vias próprias, e motocicletas. Também é obrigatório para todos os veículos
durante a noite e em túneis, independentemente do horário.
Obrigação
Apesar de considerar que é recomendável o uso do farol aceso quando
houver dificuldades de visibilidade nas rodovias, o professor Paulo César
Marques da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Transportes da Universidade
de Brasília (UnB), diz que a medida poderia ser apenas uma recomendação, e não
uma obrigação. “Tenho dúvidas se isso precisava virar lei ou se poderia ser uma
recomendação como boas práticas. Não sei se seria mesmo o caso de tornar lei e,
portanto, ter que fiscalizar, punir quem não estiver cumprindo. Mas, pelo
menos, mal não vai fazer”, diz.
Para ele, os motoristas podem demorar um pouco para se acostumar com a
nova obrigatoriedade. O único inconveniente da medida, segundo o professor, é o
consumo maior de bateria por causa do uso do farol ligado. Ele defende que os
carros saiam de fábrica com dispositivos que liguem e desliguem os faróis
automaticamente. “Eu mesmo já ando com farol ligado independentemente de estar
em rodovia ou não. Aqui em Brasília é difícil de distinguir quando é ou não
rodovia”.
Em Brasília, os motoristas devem ficar ainda mais atentos à nova
medida, porque grande parte das vias que ligam o centro da capital a regiões
administrativas são rodovias, como a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a
Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), a Via Estrutural, o Eixão Sul e Norte
e a L4 Sul e Norte. O Departamento de Estradas de Rodagens do Distrito Federal
(DER-DF) já realiza blitz educativa para alertar os motoristas sobre a nova
norma.
Legislação
A lei teve origem em um projeto apresentado pelo deputado federal
Rubens Bueno (PPS-PR). De acordo com o parlamentar, depois que a
obrigatoriedade do farol aceso durante o dia foi adotada nas rodovias dos
Estados Unidos, o número de acidentes frontais diminuiu em 5% e o número de
outros acidentes, como atropelamentos e acidentes com bicicletas, reduziu em
12%. Na Argentina, os estudos mostram que o número de acidentes diminuiu 28%.
Em 2014, 43.780 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil, de
acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde. Em
2015, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 132.756 internações em
decorrência de acidentes de trânsito. Nas estradas federais, foram 122 mil
acidentes e 6.859 mortes no ano passado, segundo a PRF.
AgênciaBrasil*
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